Por muito que goste do que escreve
Em minha opinião, uma mente sã não atinge a velhice- o ocaso da vida- antes dos 90 anos.
O meu pai faleceu com 91 anos, e eu nunca o vi velho. Uma pessoa que se interessa por tudo o que a rodeia, segue atentamente o evoluir da ciência e da tecnologia, lê jornais e ouve com toda a atenção os noticiários para se manter a par do que vai pelo seu país e pelo mundo…não é velha!
Ocorre, sim, desgaste físico. O nosso corpo é uma máquina, e, como tal, sujeita a deterioração.
Há, no entanto, quem pretenda retardá-la.
Li há tempos, numa revista, que uma jovem de 33 anos, Iolanda, já se submeteu a 16 cirurgias plásticas. Em oito anos gastou perto de 22 mil euros - a notícia reporta-se a Agosto ou Setembro de 2007 - , e diz que é para continuar. Estava nos seus planos fazer uma correcção ao nariz em Dezembro, porque “ainda não está no ponto”! Isto, apesar de “fazer virar as cabeças na rua”, como ela própria comenta.
A ter-se concretizado, eleva-se para 17 o número de cirurgias.
Para poder atingir o que ela considera a perfeição “coíbe-se de ter férias, aperta o cinto, anda num carro a cair aos bocados” - tudo isto com o apoio do marido e demais familiares.
Não me compete criticá-la, nem vou fazê-lo. É uma opção de vida. Por certo é assim que se sente bem. E cada um de nós tem o dever, para além do direito, de ser feliz. Que cada um o seja à sua maneira, desde que respeite o próximo.
Mas uma coisa não posso deixar de dizer:
Iolanda está a apostar forte (alguns milhares de euros) num equipamento de validade muito curta. Dentro de alguns anos estará bastante desvalorizado.
A verdadeira elegância, é genética. Ou se nasce com ela, ou não.
Estou a lembrar-me de Sofia Loren, uma mulher que sempre teve uma postura e elegância notáveis. Hoje, com mais de setenta anos, continua a apresentar-se como sempre: alta, imponente, sensual. E magra.
Há uns anos, entrevistada na televisão, tendo lhe sido perguntado qual o segredo para manter-se sempre jovem, respondeu, com humor:
1- Manter uma boa postura
2- Não fazer ruídos de velha:
- Nada de queixas
- Não grunhir
- Não tossir
- Não bufar
- Não falar sozinha
- Não soltar gases
Considero muito importante cuidar do corpo, quer fazendo ginástica / exercício, quer procurando ter uma alimentação correcta.
Não se trata apenas da questão do aspecto físico, mas também, e primeiro que tudo, de uma questão de saúde.
Iolanda, ao que parece, apenas se preocupa com o aspecto físico. Imagino os problemas de saúde que poderá vir a ter com o passar dos anos. Contrariar a natureza é um risco que se corre, que nem sempre dá bons frutos.
Michael Jackson, que se sujeitou a tantas cirurgias plásticas, parece estar já a sofrer as consequências.
O que se pretende, na maioria das vezes, é evitar o envelhecimento, que é inevitável, conservando a beleza, que é efémera
“Eles” não sabem o que é a verdadeira beleza.
. SOBRE "DIREITOS HUMANOS" ...
. DIA INTERNACIONAL DA MULH...
. ...
. ...
. DESABAFO